Cinderella
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Antecipação da nova versão do Cinderella no Nexus IV
José Francisco Rodrigues [não registado], 2002-06-25 10:16 [#35]
Publicado em 2002-06-27 18:45 por Jorge Nuno Silva

A sessão "Computer Tools for Architecture and Mathematics", integrada na quarta conferência NEXUS, realizada em Óbidos de 15 a 18 de Junho de 2002, http://www.nexusjournal.com/2002/index.html, contou com a participação dos criadores do Cinderella.

Algumas das novas caracteristícas do Cinderella (transformações geométricas, aplicação de forças e construções dinâmicas) foram apresentadas na versão experimental 1.993, desenvolvida naquela vila medieval para aplicações à Arquitectura.

Numa extraordinária apresentação motivada pela questão "Will Dynamic Geometry software make Descriptive Geometry easier, or obsolete?", Ulrich Kortenkamp, do Instituto de Ciências da Computação da Universidade Livre de Berlim, mostrou não só que o Cinderella pode servir como um instrumento poderoso na Geometria Descritiva, como também exemplificou, com um caso duma figura oval, como o Cinderella pode ser directamente utilizado para a identificação das contruções geométricas de obras arquitectónicas, simplificando extraordinariamente algumas técnicas utilizadas em apresentações de investigadores presentes na NEXUS 2002.

Na conferência de encerramento, Jürgen Richter-Gebert, do Departamento de Matemática na Universidade Técnica de Munique, mostrou como o conceito de "Estrutura" está subjacente na Arquitectura Clássica e Contemporânea. Antecipando o que estará disponível até ao fim deste ano na versão 2 do programa Cinderella, apresentou ainda uma interessantíssima aplicação da utilização das forças no equilíbrio estático de uma obra arquitectónica de Gaudi. Estas apresentações do Cinderella à conferência Nexus, que trata das relações interdisciplinares entre a Arquitectura e a Matemática, contribuiram de um modo inédito e decisivo para o aprofundamento das relações entre aquelas duas disciplinas.

Em particular, contribuiram para mostrar como a utilização de problemas e exemplos da Arquitectura podem constituir um poderoso instrumento para a educação matemática a nível básico e secundário.

 
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